A Boston Dynamics surpreendeu o mundo da robótica ao anunciar a aposentadoria da versão hidráulica do robô Atlas. Apenas um dia depois, a empresa revelou uma nova versão totalmente elétrica do robô humanoide, deixando cientistas e entusiastas impressionados com suas capacidades avançadas.
Originalmente concebido como um robô de busca e resgate, o Atlas agora está direcionado para aplicações do mundo real. Boston Dynamics descreve o Atlas como “o robô humanoide mais dinâmico do mundo”, e os vídeos de demonstração confirmam essa afirmação.
As imagens mostram o Atlas deitado e, com um movimento ágil, empurrando-se para uma posição em pé. O robô também é capaz de girar sua cabeça em 180 graus, seguido pelo tronco, exibindo um impressionante equilíbrio e flexibilidade.
A nova versão elétrica do Atlas é mais elegante do que seu antecessor, que se assemelhava a uma pessoa usando um exoesqueleto. O Atlas atual tem uma cabeça sem características humanas, lembrando um pouco um anel de luz. Boston Dynamics afirma que a tecnologia de manufatura automotiva de próxima geração da Hyundai, empresa controladora da Boston Dynamics, é o “terreno de testes perfeito para novas aplicações do Atlas”.
Nos próximos meses e anos, a empresa planeja mostrar o que o robô realmente pode fazer, inicialmente com um pequeno grupo de parceiros. Estão sendo desenvolvidos novos sistemas de preensão para garantir que o Atlas seja adequado para uma variedade de necessidades comerciais, construindo sobre a capacidade do modelo anterior de levantar e mover objetos pesados e irregulares.
Novo Robô Atlas
Boston Dynamics está confiante de que pode comercializar o Atlas. “Atlas pode se parecer com uma forma humana, mas estamos equipando o robô para se mover da maneira mais eficiente possível para completar uma tarefa, em vez de ser limitado pela gama de movimentos humanos. Atlas se moverá de maneiras que excedem as capacidades humanas”, escreveu a empresa em um post no blog. A empresa está focada em entregar um robô capaz de enfrentar tarefas repetitivas, sujas e perigosas em aplicações reais.
Embora outras empresas, como Tesla e Menteebot, também estejam desenvolvendo robôs humanoides, a Boston Dynamics tem uma vantagem significativa devido à sua vasta experiência na área. Isso coloca a empresa em uma posição única para integrar o Atlas em locais de trabalho e, eventualmente, em residências.
Com a nova versão do Atlas, a Boston Dynamics está abrindo novas possibilidades para a robótica. Este avanço não apenas destaca o progresso tecnológico, mas também aponta para um futuro onde robôs humanoides podem realizar tarefas que atualmente dependem de esforço humano.
A expectativa é que, em breve, veremos vídeos do Atlas demonstrando suas habilidades não apenas em ambientes industriais, mas possivelmente executando movimentos de dança elegantes.