Um novo estudo sugere que praticar exercícios leves, como agachamento na cadeira e elevação de panturrilhas durante a noite, pode melhorar a qualidade do sono. Publicado no BMJ Open Sport & Exercise Medicine, o estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Otago e financiado pelo Health Research Council.
A pesquisa revelou que essas atividades podem prolongar o sono em até 30 minutos, oferecendo uma alternativa saudável à permanência sentada por longos períodos, além de potencialmente reduzir riscos como diabetes e doenças cardíacas.
Os pesquisadores descobriram que pequenas explosões de atividade leve, como agachamentos e elevações de panturrilha, realizadas durante a noite podem levar a um sono melhor. Jennifer Gale, candidata a doutorado no Departamento de Nutrição Humana, destaca que permanecer sentado por longos períodos está associado a um risco maior de diabetes, doenças cardiovasculares e morte prematura.
“Sabemos que, para muitos de nós, nosso maior período sentado ininterrupto acontece em casa à noite”, explica Gale.
O estudo pioneiro envolveu participantes que completaram duas sessões de intervenção noturnas de quatro horas de permanência sentada, interrompidas por intervalos de três minutos de atividade a cada meia hora. A intervenção de exercícios incluiu agachamento na cadeira, elevação de panturrilhas e elevação de joelhos em pé com extensões de quadril.
A pesquisadora principal, Dra. Meredith Peddie, professora sênior do Departamento de Nutrição Humana, explica: “Esses exercícios simples, com o peso do corpo, foram escolhidos porque não exigem equipamentos nem muito espaço e você pode fazê-los sem interromper o programa de TV que está assistindo. Pelo que sabemos de outros estudos, você provavelmente obteria um efeito semelhante se andasse pela casa, marchasse no mesmo lugar ou até dançasse na sala de estar – o mais importante é que você saia da cadeira regularmente e mova o corpo”.
- Leia também: Preço do Ouro (XAU) hoje 17/07/2024: preço do Ouro registra nova máxima histórica com alta de 2%
Agachamento melhora o sono
A descoberta de que esses exercícios resultam em um sono mais longo é significativa, pois o sono insuficiente pode afetar negativamente a dieta e está associado a doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Dra. Peddie ressalta que “níveis mais altos de atividade física durante o dia promovem um sono melhor, mas as recomendações atuais desencorajam exercícios de alta intensidade antes de dormir. Nosso estudo mostrou que interromper regularmente longos períodos sentado é uma intervenção de saúde promissora.”
Esses achados sugerem que pode ser hora de revisar as diretrizes de sono, especialmente aquelas que desencorajam exercícios antes de dormir. A prática de exercícios leves pode ser uma maneira eficaz de melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a saúde geral.