- Ray-ban da Meta agora oferece descrições mais detalhadas com IA.
- “Call a Volunteer” conecta usuários a uma rede global de ajuda.
- Recursos chegam aos EUA e Canadá antes de expansão global.
A Meta anunciou novas ferramentas de acessibilidade para os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, aproveitando os avanços da inteligência artificial para beneficiar pessoas cegas ou com baixa visão.
Os novos recursos foram anunciados nessa quinta-feira (15), em referência ao Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade.
Nos próximos dias, os usuários poderão ativar no aplicativo Meta AI a opção de “respostas detalhadas”. Esse modo permite que o assistente inteligente descreva com mais precisão os elementos ao redor. Por exemplo, a Meta demonstrou em um vídeo o assistente descrevendo um parque aquático e mencionando áreas gramadas “bem cuidadas”.
Para usar a funcionalidade, o usuário deve acessar o menu Acessibilidade nas configurações do aplicativo e ativar a opção correspondente. A Meta afirmou que pretende levar o recurso para mais países no futuro, mas ainda não divulgou prazos ou regiões específicas.
A princípio, o recurso está disponível apenas nos Estados Unidos e Canadá.
Conexão em tempo real com voluntários
Além disso, outro destaque é o lançamento do recurso Call a Volunteer, que permitirá que usuários com deficiência visual se conectem com uma rede de mais de 8 milhões de voluntários ao redor do mundo.
A funcionalidade, anunciada pela primeira vez em setembro de 2024, em parceria com a organização Be My Eyes, permite que um voluntário veja o que o usuário está visualizando por meio da câmera dos óculos, oferecendo ajuda com tarefas do dia a dia.
Então, basta dizer “Ei, Meta, seja meus olhos” para iniciar a transmissão ao vivo. O voluntário, então, pode auxiliar com descrições visuais, leitura de rótulos, localização de objetos e outras necessidades.
A Meta confirmou que o Call a Volunteer será lançado até o fim do mês em todos os 18 países onde a Meta AI está disponível, incluindo o Brasil.
Os recursos são bem interessantes para os ray-bans da Meta, que obrigam empresas concorrentes a buscarem soluções.