A ONG A Liga Digital em conjunto com a CMS Invest, acaba de anunciar seu programa de aceleração de empreendedores. O programa irá alcançar mais de 1.400 empreendedores de comunidades de todo Brasil nos próximos 12 meses.
Dados revelados pela pesquisa IBGE 2024 e pelo Data Favela reforçam a potência em plena expansão do mercado empreendedor nas favelas, que já movimenta mais de R$202 bilhões por ano no país. Enquanto a maioria dos moradores (56%) afirmam ser empreendedores, a Internet é o caminho para acelerar esse crescimento e expandir horizontes de negócios.
Composta por 4 etapas, a aceleração acontece presencialmente e a primeira turma já tem período letivo determinado, de 10 de julho a 30 de agosto, em Heliópolis SP. As aulas são ministradas por profissionais de grandes empresas com mais de 15 anos de experiência.
Os empreendedores são ensinados a iniciar no e-commerce, criando gratuitamente suas lojas virtuais e as conectando ao marketplace da ONG, redes sociais e demais marketplaces, como Mercado Livre e Amazon.
“É o momento de avançar com tecnologias disruptivas no ciclo de negócio, As novas tecnologias permitirão às empresas um novo futuro, sem medo, sem barreiras.” afirma André Santos, embaixador do Mercado Livre.
Oportunidade para novos empreendedores
Na primeira fase do programa, os empreendedores estruturam seu negócio com a regularização jurídica e fiscal e criam sua primeira loja online já conectada aos marketplaces. Na etapa 2, de aceleração, eles são ensinados a impulsionar as vendas online . Na etapa 3, acontece a mentoria individual, quando os empreendedores são assessorados em reuniões “1 a 1” (individuais), por profissionais de grandes empresas, como Vtex, E-commerce Brasil, Warner Bros, Santander, entre outras.
Além disso, na chamada etapa Bônus, os 30 empreendedores mais engajados no programa irão participar, com convite gratuito, de uma jornada de conhecimento e networking no Fórum E-Commerce Brasil, o maior evento de e-commerce do mundo.
“Para a CMS, é um privilégio apoiar A Liga Digital nesta iniciativa que efetivamente transforma vidas, por meio do conhecimento e da educação de qualidade. Acreditamos que a capacitação dos empreendedores, com habilidades técnicas sólidas, promove inclusão econômica, construindo assim um futuro mais sustentável e equitativo”, afirma Tamara Martins, sócia da CMS Invest.
Em agosto os participantes apresentarão seus negócios digitais na formatura do programa, no CEU Meninos em Heliópolis, para uma plateia que incluirá os professores voluntários super-heróis da Liga Digital, embaixadores e investidores em potencial.
“Vamos apoiar os empreendedores para que saibam lidar bem como os direitos dos consumidores, e prevenir quanto aos riscos contratuais e empresariais” afirma André Iizuka, diretor da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico – ABCOMM e fundador da Iizuka e Crivellaro | Direito e Inovação.