Bloco de Notas do Windows agora pode escrever para o usuário com IA

  • Várias ferramentas do Windows ganham novas funções com IA.
  • Bloco de Notas ganha recurso de escrita automática com IA.
  • Paint e Ferramenta de recorte também têm novidades.

A Microsoft começou a testar novos recursos alimentados por inteligência artificial no Windows 11, integrando avanços ao Bloco de Notas, Paint e à Ferramenta de Recorte. As novidades já estão disponíveis para Windows Insiders nos canais Canary e Dev, especialmente para usuários de PCs Copilot Plus.

O destaque vai para o Write, ferramenta inédita no Bloco de Notas que permite “rascunhar texto rapidamente com base em seu prompt”, conforme descrito no Windows Insider Blog. O usuário pode clicar com o botão direito no ponto desejado do documento ou sobre um trecho de texto, selecionar “Escrever” no menu Copilot e inserir as instruções. A IA, então, gera a resposta automaticamente, com a possibilidade de manter, refinar ou descartar o conteúdo.

Esse recurso amplia as capacidades que a Microsoft vem adicionando ao Bloco de Notas. Em março, lançou o Summarize, que cria resumos automáticos. Antes, em novembro, testou o Rewrite, capaz de ajustar o tom, resumir ou expandir textos

Para acessar o novo recurso Write, é necessário estar logado com uma conta Microsoft. A funcionalidade usará o mesmo sistema de créditos aplicado a outros recursos de IA no Windows 11. A empresa, no entanto, ainda não revelou se cobrará pelo serviço no futuro.

Outras ferramentas do Windows também recebem upgrades com IA

No Paint, a Microsoft agora oferece um gerador de adesivos com tecnologia de IA. Ao acessar o novo botão do menu Copilot, o usuário descreve o adesivo que deseja, e o sistema cria uma pequena coleção de imagens prontas para uso no próprio Paint ou em outros aplicativos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, o Paint passa a contar com uma nova ferramenta de seleção de objetos, que usa IA para realizar seleções inteligentes, facilitando o isolamento e a manipulação de elementos em imagens ou ilustrações no Windows.

A Ferramenta de Recorte também evolui. A função “Captura de Tela Perfeita” utiliza IA para redimensionar automaticamente capturas com base no conteúdo selecionado. Mesmo assim, o usuário pode ajustar manualmente a área antes de concluir a captura.

Outra novidade é o seletor de cores aprimorado, que exibe valores em HEX, RGB ou HSL logo abaixo do cursor em formato de conta-gotas. O usuário pode ainda aumentar a precisão com atalhos de teclado ou rolagem.

Compartilhe:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile