LG vai usar IA para exibir anúncios que tocam emoções dos usuários

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

Desconto imperdíveis no canal oficial de Ofertas no Whatsapp

    • LG usará IA para exibir anúncios com base em emoções.
    • ZenVision cria perfis psicográficos a partir do que o usuário assiste.
    • webOS pode se tornar referência em publicidade emocional nas TVs.

A LG anunciou uma parceria com a Zenapse para introduzir uma nova forma de publicidade em suas smart TVs, utilizando inteligência artificial para interpretar emoções, traços de personalidade e interesses pessoais.

De acordo com publicação do Arstechnica, o objetivo é exibir anúncios mais relevantes e emocionalmente impactantes aos usuários do sistema webOS.

A tecnologia, chamada ZenVision, vai analisar o comportamento dos espectadores e os conteúdos assistidos. Usando informações, como por exemplo, roteiros públicos, tramas de filmes e padrões de consumo, vai criar segmentos de audiência psicograficamente definidos. Entre os grupos mapeados estão perfis como “realizadores motivados por objetivos”, “planejadores emocionalmente engajados” e “conectores sociais”.

Os anúncios personalizados serão veiculados nas telas iniciais das TVs LG, em canais FAST (gratuitos com anúncios) e outras áreas do webOS. Segundo a LG, esse formato de publicidade se apoia em fatores mais profundos que dados demográficos tradicionais, como idade ou localização, e tenta entender valores, crenças e atitudes pessoais para entregar mensagens com maior ressonância emocional.

Parceria marca nova era de publicidade nas smart TVs da LG

Com essa iniciativa, a LG aposta em uma abordagem mais refinada para atrair a atenção dos usuários, em um mercado de publicidade em CTV (TV conectada) que deve atingir R$ 235 bilhões (US$ 40 bilhões) até 2027, segundo projeções. Estima-se que 35% dos lares americanos utilizam TVs com webOS, o que dá à LG uma posição estratégica para influenciar o setor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, a segmentação emocional levanta preocupações sobre privacidade e rastreamento, já que o sistema pode coletar dados de visualização e comportamento diretamente da TV. A empresa afirma que pretende usar essa tecnologia também para desenvolver novos produtos e experiências mais personalizadas para seus usuários.

Embora o impacto prático ainda esteja em fase inicial, a iniciativa da LG pode influenciar outras fabricantes a seguirem o mesmo caminho. O uso de IA para entender e atingir emocionalmente os consumidores pode transformar a forma como as TVs são utilizadas como plataformas de mídia e vendas.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile