O Meta AI, assistente com tecnologia de inteligência artificial do Meta, presente no Facebook, Instagram, Messenger e na web, recebeu uma série de atualizações significativas.
Agora, os usuários podem encaminhar perguntas para o mais novo modelo de IA principal do Meta, o Llama 3.1 405B, que, segundo a empresa, é capaz de lidar com consultas mais complexas do que os modelos anteriores.
As primeiras versões do Meta AI enfrentaram críticas por sua incapacidade de concluir tarefas básicas como procurar receitas e passagens aéreas, e por suas dificuldades com fatos e números.
O Llama 3.1 405B promete mudanças, destacando-se em questões de matemática e codificação.
Este novo modelo pode ser especialmente útil para resolver problemas mais complexos, explicando conceitos científicos e depurando códigos.
No entanto, a integração está sendo rotulada como uma “prévia” por enquanto e os usuários precisam alternar manualmente para o Llama 3.1 405B, estando limitados a um certo número de consultas por semana. Após esse limite, o Meta AI retorna automaticamente para um modelo menos capaz, o Llama 3.1 70B.
- Leia também: Adobe atualiza Photoshop e libera inteligencia artificial generativa para todos usuários
Nova Ia do Meta com selfies Generativas e novas ferramentas
Outra adição notável é o modelo de IA generativa chamado Imagine Yourself, que permite a criação de selfies estilizadas.
Com base em uma foto e um prompt, como “Imagine-me surfando” ou “Imagine-me em férias na praia”, o modelo gera imagens conforme solicitado.
Este recurso está disponível em beta e pode ser invocado digitando “Imagine-me” seguido de qualquer cenário desejado.
Além disso, o Meta AI introduziu novas ferramentas de edição que permitem aos usuários adicionar, remover ou alterar objetos em imagens com comandos de texto.
A partir do próximo mês, um botão “Editar com AI” oferecerá opções adicionais de ajuste fino.
Nos próximos dias, os usuários começarão a ver novos atalhos para compartilhar essas imagens geradas em feeds, histórias e comentários nos aplicativos do Meta.
O Meta AI está expandindo sua disponibilidade e agora pode ser usado em 22 países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Camarões.
O assistente também suporta novos idiomas, como francês, alemão, hindi, hindi-romanizado, italiano, português e espanhol, com mais idiomas a caminho.
A partir do próximo mês, o Meta AI substituirá o recurso de comandos de voz do headset VR do Meta Quest nos EUA e Canadá, no “modo experimental”.
Com isso, os usuários poderão utilizar o Meta AI para interagir com seus arredores físicos, como perguntar “Que tipo de blusa completaria esta roupa?” enquanto segura um par de shorts.
Embora tenha suporte para português, o Brasil ficou de fora da atualização, por conta da suspensão de ferramentas de IA no Brasil após intervenção da ANPD.