s
- Deep Research gera relatórios completos em minutos com alta precisão.
- Nova ferramenta otimiza pesquisas complexas e amplia acessibilidade.
- Perplexity avança no mercado com IA para análises aprofundadas.
A Perplexity anunciou o lançamento do Deep Research, uma ferramenta projetada para economizar tempo em pesquisas complexas. O recurso permite que usuários obtenham relatórios completos e detalhados em poucos minutos, com base em centenas de fontes.
A novidade está disponível gratuitamente, com assinantes Pro tendo acesso ilimitado.
O Deep Research realiza buscas, analisa documentos e refina continuamente o processo de investigação. O sistema funciona da seguinte forma:
- Pesquisa iterativa: a ferramenta analisa diversas fontes e aprimora seu entendimento com base nas informações encontradas.
- Elaboração de relatórios: após reunir os dados, sintetiza as informações em um documento detalhado.
- Exportação e compartilhamento: o usuário pode exportar o relatório em PDF ou documento editável, além de compartilhá-lo com colegas.
O recurso é ideal para diversas áreas, como por exemplo finanças, marketing, tecnologia, saúde, pesquisa acadêmica e planejamento de viagens. Usuários podem experimentar a funcionalidade acessando perplexity.ai e selecionando “Pesquisa Profunda” na caixa de busca.
Deep Research da Perplexity tem desempenho superior em benchmarks
Segundo a Perplexity, a eficácia do Deep Research é comprovada por benchmarks de precisão. No Humanity’s Last Exam, por exemplo, teste com mais de 3 mil questões em 100 disciplinas, a ferramenta alcançou 21,1% de acertos, superando modelos concorrentes como Gemini Thinking e DeepSeek-R1.
Já no SimpleQA, um benchmark focado em factualidade, atingiu 93,9% de precisão, um desempenho muito acima da média.
Outro destaque é a velocidade, com a maioria das pesquisas concluídas em menos de três minutos. A Perplexity afirma estar trabalhando para tornar o processo ainda mais rápido.
Com o Deep Research, a Perplexity acirra a disputa com os concorrentes OpenAI e Google, por exemplo.
Recentemente, o ChatGPT também passou a contar com um recurso semelhante, também chamado de Deep Research. No entanto, o recurso da OpenAI foi liberado apenas para assinantes, até o momento. Igualmente, antes disso, o Google já tinha anunciado sua própria versão.