- Robô Vulcan da Amazon possui tato e inteligência artificial.
- Automação promete melhorar segurança e reduzir lesões.
- Vulcan já opera em armazéns nos EUA e na Alemanha.
A Amazon apresentou o Vulcan, seu novo robô de armazém equipado com inteligência artificial e sentido do tato. De acordo com a empresa, a inovação permitirá que o robô selecione e armazene cerca de 75% dos itens que, até então, eram manuseados manualmente por trabalhadores humanos.
Aaron Parness, diretor de ciências aplicadas da Amazonm, afirmou em um comunicado à imprensa:
O Vulcan representa um salto fundamental na robótica. Não se trata apenas de ver o mundo, mas de senti-lo, possibilitando capacidades que eram impossíveis para os robôs da Amazon até agora.
O Vulcan já está em operação em Spokane, Washington, e Hamburgo, Alemanha, onde processou cerca de meio milhão de pedidos. Ele coleta itens localizados no topo e na base de pilhas de tecido com 2,4 metros de altura. Dessa forma, evita que trabalhadores precisem se abaixar ou utilizar escadas, melhorando a segurança no ambiente de trabalho.
Como funciona o Vulcan
O Vulcan não é o primeiro robô da Amazon capaz de pegar itens, mas é o primeiro que manipula mercadorias de forma precisa e segura. Isso se deve ao seu sistema inovador que combina um braço mecânico com sensores de força e um segundo braço com ventosa.
O braço principal do Vulcan utiliza um sistema descrito como “uma régua presa a uma chapinha de cabelo” para ajustar itens dentro de compartimentos. Já a ventosa, equipada com uma câmera de IA, garante que apenas um objeto seja coletado por vez. Essa combinação permite ao robô reorganizar mercadorias em compartimentos compactos e revestidos de tecido, comuns nos armazéns da Amazon.
O movimento de coleta, batizado pela Amazon como “zhoop”, destaca-se pela precisão e pelo aprendizado contínuo. O robô é capaz de aprender com suas falhas, ajustando a força e a velocidade para evitar danos aos produtos. A IA integrada analisa os movimentos e desenvolve uma compreensão mais apurada sobre os objetos ao longo do tempo.
A Amazon enfatiza que o objetivo não é substituir totalmente os funcionários humanos, de acordo com Parness.
A princípio, essa abordagem alivia a preocupação dos mais de um milhão de trabalhadores de depósito da Amazon, que já convivem com 750 mil robôs implantados ao longo dos anos. A Amazon lançará o Vulcan em mais armazéns na Europa e nos Estados Unidos nos próximos dois anos.