- Amazon Music testa nova busca inteligente com IA.
- Usuários acessam colaborações, músicas e artistas similares.
- Função está disponível para assinantes do Music Unlimited.
A Amazon Music começou a testar um novo recurso alimentado por inteligência artificial chamado “Explorar”, criado para oferecer aos usuários uma forma mais interativa de descobrir e se conectar com seus artistas favoritos.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (21), e a novidade já está disponível em versão beta para usuários selecionados nos EUA que assinam o Amazon Music Unlimited no iOS.
Para ativar a nova função, os usuários devem tocar no botão “Encontrar” localizado na parte inferior da tela e digitar o nome de um artista. Em seguida, ao selecionar a aba “Explorar”, no canto superior esquerdo, a IA apresenta informações contextuais sobre a carreira do artista. Colaborações populares, destaques da discografia e até recomendações de artistas semelhantes estão disponíveis.
Por exemplo, ao pesquisar por Jelly Roll, a IA destaca parcerias como a música “Save Me”, com Lainey Wilson. Além disso, promove conteúdos exclusivos da plataforma, como o cover de “Should’ve Been A Cowboy”, interpretado pelo próprio Jelly Roll em parceria com o T-Pain.
Maestro e playlists com IA completam a experiência no Amazon Music
O “Explorar” também se integra ao Maestro, o DJ com IA da Amazon lançado no ano passado para competir com soluções similares do Spotify. Agora, os usuários podem gerar playlists automáticas com base nos dados e sugestões do novo recurso, tornando a experiência ainda mais personalizada e dinâmica.
Além de ampliar o tempo de permanência no app, a Amazon também busca justificar o aumento no valor da assinatura do Music Unlimited, que subiu recentemente para R$ 62,3 (US$ 11). O lançamento do “Explorar” pode funcionar como um incentivo para atrair novos assinantes e manter a base atual engajada.
No momento, o “Explorar” está disponível apenas em caráter de teste, com foco em 10 mil artistas, incluindo nomes como Bad Bunny e BLACKPINK. Por enquanto, a Amazon ainda não anunciou quando expandirá a ferramenta para mais usuários, outros dispositivos ou assinantes fora dos Estados Unidos.
A iniciativa segue a tendência crescente de grandes plataformas de streaming integrarem recursos de IA generativa para melhorar a curadoria musical e aprofundar a interação entre artistas e fãs.