Choque Digital: 200 bilhões de arquivos vazados em Buckets de nuvem

  • Vazamento expõe 200 bilhões de arquivos em buckets na nuvem
  • Falhas de configuração comprometem milhões de dados sensíveis
  • Especialistas recomendam gestão aprimorada e monitoramento constante

Um vazamento massivo de dados em buckets de nuvem expôs cerca de 200 bilhões de arquivos. A Cyble, empresa de segurança cibernética, detectou mais de 660.000 buckets vulneráveis em sete grandes provedores de nuvem.

Especialistas afirmam que o volume de arquivos vazados representa um grande risco para usuários e empresas que utilizam serviços de armazenamento na nuvem. Configurações incorretas e falta de gestão adequada figuram entre os principais motivos desse incidente.

Vazamento ameaça dados confidenciais

A Cyble filtrou os resultados para encontrar dados sensíveis e descobriu milhões de arquivos comprometidos. A busca por credenciais e código-fonte revelou mais de 5,6 milhões de resultados, enquanto a pesquisa por credenciais de ambiente identificou 110.000 itens expostos. Além disso, uma varredura por arquivos confidenciais encontrou 1,6 milhão de resultados.

A empresa destacou que a quantidade de buckets expostos aumentou mais de 30% desde agosto do ano passado. Na época, a análise já apontava para mais de 500.000 buckets vulneráveis. Especialistas alertam que o crescimento no número de exposições indica uma falha persistente na gestão de segurança por parte de grandes organizações.

Gestão inadequada de buckets eleva risco

A exposição de buckets na nuvem continua como uma das principais causas de vazamentos de dados. Segundo a Cyble, muitas vezes, os buckets permanecem públicos por padrão, devido a erros de configuração e gestão. Isso ocorre principalmente quando as empresas compartilham objetos ou recursos sem revisões adequadas das permissões de acesso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos pesquisadores da Cyble afirmou que gerenciar o acesso aos buckets se mostra desafiador até mesmo para grandes corporações. Embora o armazenamento na nuvem normalmente permaneça privado inicialmente, as configurações podem se tornar complexas ao compartilhar arquivos ou diretórios.

Especialistas sugerem que empresas invistam em ferramentas automatizadas de monitoramento e promovam treinamentos constantes para evitar falhas de configuração. A gestão correta dos buckets pode mitigar o risco de novos vazamentos e proteger informações sensíveis.

Compartilhe:
Sou apaixonado por tecnologia, especialmente por consoles, começando minha jornada com um Nintendo 64. Gosto de explorar novos gadgets e sempre busco as melhores ofertas para economizar em minhas compras.
Sair da versão mobile