- Xiaomi cresce e impacta o ranking de campeãs em telefonia.
- Apple e Samsung despencam em números de vendas.
- Xiaomi segue investindo pesado em smartphones.
De acordo com relatório do IDC – International Data Corporation –, 2024 foi um ano atípico no mercado de tecnologia. E isso por uma razão peculiar: pela primeira vez na série histórica uma marca abala o reinado da Apple e da Samsung em telefonia. E essa marca, claro, é a Xiaomi.
Apenas no quarto trimestre de 2024 as remessas de smartphones da marca chinesa alcançou 331 milhões de unidades, representando um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período em 2023. Em 2024, considerando todos os números, o setor de telefonia pontuou um crescimento de 6,4%, somando 1,2 bilhão de unidades vendidas.
Canalys também afirma o aumento significativo da venda de smartphones da Xiaomi
Um novo relatório, desta vez coordenado pela Canalys, aponta que houve um desempenho positivo da Xiaomi em 2024. Os números apontam que no período ocorreu um aumento de cerca de 7% das remessas. Isso soma o impressionante número de 1,2 bilhão de unidades.
No entanto, mesmo com esses números impressionantes, a Apple ainda lidera o mercado. E, em segundo lugar, a Samsung aparece.
Mesmo com liderança, Apple e Samsung diminuem sua presença no mercado
Em 2024, a participação da Apple no mercado de smartphones registrou queda de 0,9% em relação a 2023. A Samsung, por sua vez, apresentou redução de 1,4%. Esses números representam, sobretudo, a forte entrada da marca chinesa globalmente.
O que mais justifica a queda sofrida pelas duas gigantes é, sobretudo, a introdução de aparelhos mais baratos pela Xiaomi, que consegue oferecer por um preço mais convidativo recursos tecnológicos de ponta.
A prova disso é, certamente, o Xiaomi 15 Ultra, que deve ser lançado ainda em fevereiro, mas sem previsão, pelo menos por enquanto, de chegar ao Brasil. O novo smartphone conta com chip Snapdragon 8 Elite e, ainda, com um conjunto de câmeras assinadas pela Leica.