Neon facilita: Pague com Pix por aproximação no Android

  • Praticidade máxima: Neon lança Pix por aproximação no Android
  • Compatibilidade limitada: Função não está disponível para iPhones
  • Aceitação crescente: Mais maquininhas devem adotar o recurso em breve

A Neon lançou o suporte ao Pix por aproximação para celulares Android. A novidade está disponível por meio do Google Pay e promete facilitar o dia a dia dos usuários.

Com a funcionalidade, basta aproximar o smartphone da maquininha para concluir o pagamento. O recurso já está ativo para quem possui dispositivos com NFC e conta vinculada ao Google Pay.

Como funciona o Pix por aproximação na Neon

Para usar o Pix por aproximação, o cliente precisa vincular sua conta Neon ao Google Pay apenas uma vez. Depois disso, o processo é simples: acesse a funcionalidade, autentique-se (com biometria ou senha) e aproxime o celular da máquina de pagamento. Assim como no uso de cartões digitais, o pagamento ocorre de forma rápida e segura.

Além da aproximação, a carteira digital também suporta Pix via QR Code e chave cadastrada. Porém, em algumas lojas virtuais, o usuário pode escolher a chave Pix da Neon para concluir a compra, agilizando o processo.

A novidade chega para competir com outras instituições financeiras que já aderiram ao Pix por aproximação, como Itaú, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Nubank e Inter. No entanto, a Neon ressalta que, por enquanto, oferecer esse serviço é opcional para fintechs e bancos de menor porte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Expansão e desafios do Pix por aproximação

Embora o recurso já esteja disponível para Android, usuários de iPhone ainda não têm acesso ao Pix por aproximação. A Apple não buscou autorização junto ao Banco Central para operar como iniciadora de pagamentos via Pix no Apple Pay.

O uso do chip NFC para transações financeiras no iPhone depende de acordos comerciais com instituições financeiras, o que ainda não aconteceu.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga se a postura da Apple em restringir o uso do NFC para pagamentos constitui prática anticompetitiva.

Ainda mais, a empresa argumenta que seu mercado de smartphones no Brasil representa apenas 10% e que a cobrança de taxas pelo uso do chip NFC não infringe nenhuma lei.

Para a Neon, o Pix por aproximação traz benefícios tanto para clientes que não possuem cartão de crédito quanto para aqueles que preferem a carteira digital do Google por questões de praticidade e possíveis descontos. “Essa solução atende diferentes perfis e situações, proporcionando uma experiência mais completa”, afirma Wilton Pinheiro, CTO da Neon.

Além disso, mais de dez marcas de maquininhas já trabalham para oferecer suporte ao Pix por aproximação. Isso indica que a modalidade de pagamento deve ganhar maior aceitação em breve. A Neon aposta na praticidade e na popularização do método para atrair novos usuários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe:
Sou apaixonado por tecnologia, especialmente por consoles, começando minha jornada com um Nintendo 64. Gosto de explorar novos gadgets e sempre busco as melhores ofertas para economizar em minhas compras.
Sair da versão mobile