O FBI anunciou a prisão de Eric Council Jr., um homem de 25 anos do Alabama, sob a acusação de hackear a conta X da Securities and Exchange Commission (SEC) em janeiro deste ano.
De acordo com a acusação divulgada em um documento oficial do FBI, Council e co-conspiradores são acusados de tomar o controle da conta e publicar uma falsa declaração atribuída ao presidente da SEC, Gary Gensler, relacionada a ETFs de Bitcoin.
O comunicado fraudulento fez com que o preço do Bitcoin subisse momentaneamente mais de US$ 1 mil.
O esquema, segundo a acusação, envolveu a criação de uma identidade falsa e o uso de engenharia social para enganar a AT&T e obter um novo cartão SIM associado ao número de telefone do titular da conta da SEC.
Utilizando o cartão SIM, Council teria ativado um novo iPhone e utilizado os códigos de autenticação de recuperação enviados para o número, assumindo, assim, o controle da conta oficial da SEC no X (antigo Twitter).
Após realizar o hack, ele devolveu o iPhone à Apple Store onde havia comprado o aparelho.
Hacker havia pesquisado se o FBI estava procurando por ele
Os investigadores do FBI descobriram que Council realizou pesquisas suspeitas em seu computador pessoal, incluindo termos como “hack do SECGOV”, “troca de chip do Telegram”, e “como posso saber com certeza se estou sendo investigado pelo FBI”.
Essas buscas reforçaram as suspeitas de que ele estava envolvido no esquema e ciente de que poderia estar sob investigação.
A mensagem falsa publicada sob o nome de Gary Gensler, presidente da SEC, indicava um suposto avanço em relação a ETFs de Bitcoin, o que imediatamente gerou um aumento temporário no valor da criptomoeda.
No entanto, a fraude foi descoberta rapidamente, e o mercado voltou aos níveis anteriores após a correção da informação.
Não antes, suspeita o FBI, que o hacker tivesse feito transações para ter lucros altos, que também está sendo investigado.
A acusação de Eric Council Jr. representa mais um caso de ataque cibernético direcionado ao mercado financeiro, um setor que tem sido alvo frequente de manipulações relacionadas a criptomoedas.
As autoridades continuam investigando o caso para identificar possíveis cúmplices e garantir a segurança das contas governamentais em plataformas sociais.
As ações de Council foram caracterizadas como uma tentativa de manipulação de mercado, e ele enfrenta acusações de fraude cibernética.