O Governo de São Paulo anunciou a abertura de 1,5 mil vagas para um curso gratuito de computação em nuvem, em parceria com a Microsoft e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). O curso faz parte do programa Qualifica SP – Novo Emprego, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o objetivo de capacitar novos profissionais para o mercado de tecnologia.
O curso oferecido pela Microsoft, “Fundamentos do Microsoft Azure AZ-900T“, vai ensinar os conceitos básicos de computação em nuvem. Com uma carga horária de 64 horas, as aulas ocorrerão de forma totalmente on-line e ao vivo, facilitando o acesso de pessoas de diferentes regiões do estado.
Entre os conteúdos abordados, estão os principais recursos da plataforma Microsoft Azure, além de ferramentas de gerenciamento e governança na nuvem. Os alunos terão a oportunidade de realizar simulados para o exame de certificação oficial, aumentando suas chances de conquistar vagas no mercado de trabalho.
A computação em nuvem, popularizada por empresas como a Microsoft, oferece uma série de vantagens, como a possibilidade de acessar máquinas potentes de qualquer lugar, sem a necessidade de investir em equipamentos físicos.
Esse mercado está em plena expansão. Segundo a consultoria Gartner, até 2025, 85% das empresas em todo o mundo deverão estar utilizando a tecnologia de nuvem, demonstrando a importância de profissionais qualificados nessa área.
Curso da Microsoft: Inscrições e Processo Seletivo
As inscrições para o curso de computação em nuvem podem ser realizadas até o dia 30 de outubro pelo site do programa Qualifica SP (www.qualificasp.sp.gov.br). Podem se inscrever candidatos residentes no estado de São Paulo, com idade mínima de 18 anos.
Após a inscrição, os participantes passarão por testes classificatórios, que servirão para selecionar os 1,5 mil candidatos que iniciarão as aulas no dia 6 de novembro.
O curso, além de ser gratuito, prepara os estudantes para o exame de certificação oficial da Microsoft, garantindo mais competitividade no mercado de trabalho. O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reforça seu compromisso com a geração de emprego e o desenvolvimento regional, oferecendo oportunidades de qualificação em áreas estratégicas, como a tecnologia.