A West Japan Railways (West JR), uma das seis empresas que compõem o Grupo Japan Railways, revelou recentemente um robô humanoide gigante para trabalhar na manutenção de maquinário pesado em suas linhas férreas.
Esse robô, no estilo Transformers, ainda sem nome oficial, é descrito como uma “máquina multifuncional para manutenção de equipamentos ferroviários” e é baseado em um protótipo utilizado pela West JR para validar o conceito desta máquina peculiar.
O novo robô foi desenvolvido em parceria com a Jinki Ittai Co, uma desenvolvedora de tecnologia robótica, e a Nippon Signal Co, uma empresa de TI e elétrica em infraestrutura. A West JR explicou que o projeto se fez necessário devido à “escassez de mão de obra na manutenção de infraestrutura, não apenas para ferrovias”.
Este “equipamento pesado” é transportado por um veículo de construção ferroviária, que abriga a sala de controle, com o robô posicionado em um braço extensível. O robô pode carregar até 40 kg e trabalhar remotamente a até 12 metros de altura. Operado por um único engenheiro na sala de controle, o robô tem um sistema de feedback de peso e recuo, permitindo uma operação intuitiva. “Isso facilita o aprendizado das habilidades operacionais”, afirmou a empresa.
Robô no estilo Transformers
Os operadores monitoram o que estão fazendo através de um headset de realidade virtual conectado a câmeras nos “olhos” do robô. Este sistema não apenas melhora a precisão do trabalho, mas também aumenta a segurança, reduzindo a necessidade de trabalhadores subirem nas linhas de catenária, e diminui a força de trabalho necessária em pelo menos 30% para a maioria das tarefas.
Além de realizar manutenção nas linhas férreas, o robô será utilizado para derrubar árvores, remover obstáculos, pintar estruturas e substituir ou reparar hardware de sinalização. A mecanização contribuirá significativamente para o objetivo de eliminar acidentes de trabalho causados por choques elétricos ou quedas, melhorando assim a segurança geral.
“A mecanização contribuirá muito para o objetivo de eliminar acidentes de trabalho causados por choques elétricos ou quedas e também levará à melhoria da segurança”, explicou a West JR.
Outro benefício destacado pela empresa é a criação de um ambiente de trabalho diversificado. A tecnologia permitirá que “pessoas de todos os gêneros e idades” trabalhem na manutenção ferroviária, eliminando a necessidade de trabalhos pesados em grandes alturas.
“Como não há trabalho pesado em alturas realizado por humanos, pessoas de todos os gêneros e idades podem trabalhar, o que levará à criação de um ambiente de trabalho diversificado para recursos humanos”, disse a empresa.