O recente atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou intensos debates entre analistas financeiros e políticos. O incidente, comparado ao ataque sofrido por Jair Bolsonaro no Brasil, parece estar impulsionando a candidatura de Trump, criando um cenário de incerteza nos mercados financeiros globais. A seguir, apresentamos as opiniões de diversos especialistas sobre as repercussões do atentado.
João Peixoto Neto, CEO da Ouro Preto Investimentos, afirma que o atentado beneficiará a candidatura de Trump.
“Não há a menor dúvida de que o atentado ao Trump vai trazer um grande benefício para a candidatura dele e vai ser como aconteceu aqui com o Bolsonaro; chamar a atenção para o Trump e vai impulsionar a candidatura sim, sem dúvida e vai trazer mais votos para o Trump”, disse Peixoto.
Ele também ressaltou que o impacto imediato no Brasil será mínimo, pois o mercado já contava com a vitória de Trump.
“Não tem nenhum impacto no dólar, Ibovespa e taxa de juros, porque, afinal de contas, não mudou nada na campanha eleitoral dos Estados Unidos, pelo contrário, reforçou a candidatura do Trump.”
- Leia também: Seu próximo mordomo em um hotel pode ser um robô
Donald Trump
André Colares, CEO da Smart House Investments, vê um cenário de maior aversão ao risco entre investidores.
“O recente atentado contra o ex-presidente Donald Trump pode ter repercussões significativas tanto nos mercados financeiros globais quanto na política norte-americana. Esse cenário tende a gerar uma maior aversão ao risco entre os investidores, o que pode fortalecer o dólar americano e pressionar os mercados emergentes, incluindo o Brasil.”
Jefferson Laatus, chefe-estrategista do grupo Laatus, também acredita em um fortalecimento da candidatura de Trump.
“O atentado dá muito foco para quem o sofreu e com isso Trump fica em evidência e cada vez mais fortalecido recebendo declarações de apoio de todos os lados políticos.”
No entanto, ele acrescenta que os movimentos políticos e fiscais dos EUA continuarão a influenciar o Brasil.
“Os juros futuros e dólar estão olhando mais para as movimentações políticas, e o fiscal ainda incomoda, e o dólar ainda tende seguir na faixa dos R$ 5,40 e os juros pressionados.”
Volnei Eyng, CEO da gestora Multiplike, acredita que o impacto será mais perceptível dentro dos EUA. “Eu penso que o discurso do Trump agora em diante vai dar muito as cartas à mesa. Se tiver um discurso muito relacionado contra a imigração, isso pode assustar um pouco a inflação nos Estados Unidos e deixar a curva de juros lá um tempo maior elevado.”
Alex Andrade, CEO da Swiss Capital Invest, oferece uma visão mais cética. “O primeiro é o olhar político que está um pouco confuso, já vista que o atirador pertence ao próprio partido. Por outro lado, como é uma coisa trágica e a tragédia chama a atenção, você acaba percebendo que isso também impacta do lado positivo da política.”
Fábio Murad, sócio da Ipê Avaliações, ressalta que o evento pode trazer volatilidade inicial aos mercados. “Em termos de mercado, o evento pode trazer volatilidade inicial, mas a percepção de uma vitória mais provável de Trump pode ser vista como benéfica para certos setores, especialmente aqueles que prosperaram durante sua administração anterior”