A Tesla anunciou a abertura de uma nova linha de produção para seus robôs humanoides, chamados Optimus, que estarão em “baixa produção” para uso interno da empresa a partir do próximo ano.
O CEO Elon Musk compartilhou a notícia nessa segunda-feira (22), destacando que a produção em larga escala para outras empresas está prevista para 2026. O anúncio vem meses após Musk prometer o lançamento dos robôs até o final de 2024.
Em abril do ano passado, Musk afirmou que o robô Optimus seria capaz de executar tarefas nas fábricas da Tesla até o final de 2023 e poderia estar disponível para venda no final de 2025.
A Tesla lançou a primeira geração de seu robô, conhecido como Bumblebee, em setembro de 2022.
Já este ano, a empresa postou um vídeo mostrando uma segunda geração do robô bípede, demonstrando sua capacidade de dobrar uma camiseta nas instalações da Tesla.
Leia também: Proteína que acelera a queima de gordura pode revolucionar medicamentos para emagrecimento
Desenvolvimento de robôs humanoides e concorrência
O desenvolvimento de robôs humanoides não é exclusividade da Tesla. Empresas como Honda, do Japão, e Boston Dynamics, da Hyundai Motor, estão apostando nesses robôs para suprir a escassez de mão de obra e realizar tarefas repetitivas e potencialmente perigosas, como logística, armazenagem e fabricação.
Essas empresas veem nos robôs humanoides uma solução para melhorar a eficiência e a segurança em diversos setores industriais.
Musk, conhecido por suas promessas ousadas, tem um histórico de não cumprir todos os prazos anunciados.
Em 2019, ele afirmou que a Tesla operaria uma rede de carros autônomos “robotaxi” até 2020. Na semana passada, Musk indicou que a revelação do robotaxi ainda levaria tempo, mencionando uma mudança significativa no design do veículo.
Apesar disso, a Tesla continua a investir fortemente em inteligência artificial, software de direção autônoma, robotaxis e o robô Optimus, especialmente diante da queda na demanda por veículos elétricos, que representam mais de 80% da receita trimestral da empresa.
As ações da Tesla subiram cerca de 1% no pré-mercado nessa segunda-feira, refletindo o interesse do mercado nos novos planos da empresa.
A Tesla deve divulgar seus resultados do segundo trimestre nesta terça-feira (23), e Wall Street espera que as margens atinjam a mínima em mais de cinco anos.
No entanto, o foco também estará nos planos ambiciosos de Musk para robotaxis e produtos de IA, incluindo o desenvolvimento contínuo do robô Optimus.